A geografia escolar concebe os alunos como sujeitos produtores do espaço geográfico. Essa consciência implica necessariamente em proporcionar vivências que visem sensibilizar o corpo discente para as questões relativas à relação homem-meio de maneira responsável, crítica, sustentável e, portanto, ética. Dessa forma, durante minha breve experiência como docente no Ensino Fundamental, tentei, de modo introdutório, suscitar questões relativas à problemática ambiental em espaços urbanos, intensamente antropizados. Para isso, lancei mão de estratégias de ensino como “estudo do meio”, através de aulas-passeio, assim como produção de relatórios seguidos de debates, a partir de programas televisivos que possuíam o meio ambiente como tema central. Gostaria, portanto, de partilhar apenas alguns desses momentos que pretenderam trazer para as aulas de geografia, de maneira prática, a possibilidade de reflexão sobre as conseqüências da ação humana ante a natureza.
As imagens são creditadas a mim (leiga), produzidas entre os anos 2002 e 2007.
As imagens são creditadas a mim (leiga), produzidas entre os anos 2002 e 2007.
GALERIA
Percurso rio Poty (de barco) partindo da Estação Zoo Safari com destino ao Zoobotânico de Teresina-PI. (2002).
Encontro dos rios Poty com o Parnaíba, Teresina-PI (2007)
Toda turma reunida!
Divisão nítida entre as águas escuras do rio Poty e as águas claras do rio Parnaíba.
Prof. Zé Maria auxiliando o trabalho.
Ponte sobre o rio Poty.
Degradação das margens do rio Parnaíba: Conjunto Acarape.
Culminância do trabalho: exposição no pátio da escola para todos os alunos em referência ao dia do Meio Ambiente.
Uma das várias produções artísticas derivadas do nosso trabalho! Obrigada a todos os alunos envolvidos! Excelentes recordações! 2007.
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